Você lembra do projeto para a construção de uma caixa de brita (área de escape), na SCT-480, Distrito Goio-Ên em Chapecó, divisa entre os estados de santa Catarina e Rio Grande do Sul? Pois é, essas tratativas e discussões vem se arrastando desde 2021, e até agora, a obra não saiu.
Durante evento de inauguração do elevado Alcebíades Sperandio, (elevado da bandeira), em Chapecó ontem (22/10/2024), o jornalista Matheus Frozza da Rádio Chapecó, questionou o Governador Jorginho Mello (PL), sobre este projeto.
O jornalista reforçou que o assunto já vem sendo tratado a muito tempo e que existe uma parceria entre a administração municipal e governo do estado, e questionou se o Governador teria alguma informação ou novidade sobre esta obra.
A resposta do Governador Jorginho Mello foi a seguinte: “Nenhuma, eu tô fazendo duas em Joinville, lá na [serra] Dona Francisca, tirando o cotovelo de uma curva violenta lá. Aqui não. Eu vou tratar com o secretário adjunto da Infraestrutura que está aqui comigo, pra ver se tem o projeto pronto. Se tiver o projeto pronto é dois palitos pra gente fazer, tá”.
Este assunto foi palco de inúmeras discussões, tema de entrevistas e matérias jornalísticas que circularam por todo o estado. Porém, o que me causou estranheza é que, o Governador Jorginho Mello, demonstrou um ar de desconhecimento do assunto.
ONDE TUDO COMEÇOU
Após vários acidentes graves, com óbitos, envolvendo caminhões neste trecho, o vereador Wilson Cidrão (Republicanos), teve aprovada, em maio de 2021, uma Moção de Apelo encaminhada ao então Governador, Carlos Moises e a Secretaria de Infraestrutura do Estado, solicitando para que fosse realizada essa obra.
PROJETO
A Prefeitura Municipal de Chapecó, bancou com recursos próprios o projeto da obra – que custou mais de R$ 300 mil – mesmo se tratando de uma rodovia estadual e, em julho de 2022, encaminhou o mesmo a Secretaria de Infraestrutura do Estado (SIE).
Após as análises técnicas por parte da referida secretaria, o projeto foi devolvido por duas vezes a Prefeitura de Chapecó para adequações e alterações necessárias e, reencaminhado a Secretaria de Infraestrutura do Estado.
DOIS ANOS DEPOIS
Em 12 abril deste ano (2024), o jornal Diário do Iguaçu, publicou uma matéria sobre o andamento da obra, onde a Secretaria de Infraestrutura do Estado se manifestou dizendo que: “Prefeitura de Chapecó reenviou projeto corrigido e com a necessária adequação orçamentária”, e que o projeto estaria “em fase final de análise da área técnica da SIE para que em seguida seja montado o termo de referência para encaminhar o processo para licitação. Até o edital de licitação ser publicado devemos ter um intervalo de aproximadamente 60 dias”.
Desde a publicação dessa matéria, até hoje (23/10/2024), se passaram 194 dias e, a situação continua sem uma definição ou data para o início da obra. Já quanto ao envio do projeto por parte da Prefeitura, mais de dois anos se passaram. Espero que não tenham esquecido e que, de fato, essa obra aconteça o mais rápido possível para evitarmos mais mortes nesse trecho.
Foto: Diário do Iguaçu