O vereador de Chapecó Ivaldo Pizzinatto, o Gringo (UB), teve aprovada no legislativo municipal, uma Moção de Repúdio ao Projeto de Lei 3569/2024, de autoria do deputado federal, Capitão Augusto (PL/SP), que prevê a proibição do uso de pneus ressolados (recapados) em veículos de transporte como caminhões e ônibus, por exemplo. O documento foi encaminhado ao Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL) e ao deputado autor do Projeto.
Para o vereador, o referido projeto, caso aprovado, representará um retrocesso econômico, ambiental e social, visto que, a proibição do uso de pneus ressolados afetará diretamente trabalhadores e empresa do setor de transporte, além de trazer impactos no meio ambiente. “A ressolagem de pneus é uma pratica sustentável que contribui para a redução de descarte de pneus inservíveis, preservando recursos naturais e reduzindo os impactos ambientais”, defendeu.
Outro ponto é o aumento no custo operacional que atingirá diretamente empresas de transporte, tanto de cargas como de passageiros e, em um país rodoviário, onde toda a nossa produção e bens de consumo são transportados por este modal, acabará pesando no custo final e no bolso de todos os brasileiros, prejudicando principalmente os mais pobres.
Gringo explicou que, “O uso de pneus ressolados, quando feito de forma adequada e regulamentada, não compromete a segurança dos veículos e seus ocupantes, sendo uma alternativa economicamente viável e ecologicamente responsável”, explicou.
Além disso, a ressolagem de pneus gera milhares de empregos no país, contribuindo para o desenvolvimento de um setor industrial importante para a economia nacional, e a aprovação do referido Projeto de Lei, acarretaria no fechamento de várias empresas do ramo e o desemprego de milhares de trabalhadores.

