Candidato a prefeito pela cidade de São Paulo, uma das maiores economias do mundo, Pablo Marçal (PRTB), pode gerar um efeito político nacional.
Em uma campanha pautada em ataques pessoais a seus adversários e jornalistas, onde a total falta de preparo e propostas claras, somado a sua falta de respeito, parece ter ganhado o gosto da população. Infelizmente.
O efeito deste cidadão como candidato, mostra de forma escancarada, o analfabetismo político da nossa sociedade, e mais, mostra o quanto um “moleque” falando bobagens pode ser visto como “salvador da pátria”.
No debate da TV Cultura no último domingo (15), seus ataques pessoais fizeram com que o apresentador e candidato, José Luiz Datena (PSDB), saísse totalmente do “prumo”, e protagonizando uma cena triste de agressão física contra Marçal.
A atitude de Datena precisa ser rechaçada, a final, não podemos transformar o palco de um debate em um “rinhadeiro”, mas as atitudes de Marçal merecem o mesmo tratamento.
Se Datena vier a ter sua candidatura impugnada, como pediu Marçal, este deve também ter a sua candidatura barrada, pelas agressões verbais que fez.
SE VENCER
Caso Marçal venha a vencer a eleição, teremos um partido, hoje sem representatividade (PRTB), inflando em todo o país.
Com um “moleque” falando aquilo que o povo quer ouvir, mas com uma incapacidade política, veremos, talvez, na prática, a célebre frase do escritor e jornalista Nelson Rodrigues: “Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos.”
Agora, se o povo realmente não for tão ignorante assim, e apenas esteja sendo iludido por um prato de strogonoff com arroz por R$ 5 mil, em quatro anos irá tirá-lo do poder e, quem sabe, aprender a lição. Isso se ele não cair antes.
COISA SÉRIA
Política é coisa séria, e todos precisam ter conhecimento disso.
Nós só veremos mudanças importantes no país, a partir do momento em que tivermos essa consciência e votarmos em quem, de fato, tem vocação para isso.
A boa política não é definida por candidatos novos, ou então por novos partidos. Política é uma ciência social, e as campanhas devem ser pautadas por projetos e ideias, não por palavras ao vento e ataques pessoais. Enquanto avalizarmos esse tipo de candidaturas, estaremos perdendo os vocacionados.
Hoje em dia, entrar em uma eleição, é se rebaixar a discussões miúdas e se submeter a ataques fora do campo das ideias. Talvez por isso, estejamos tendo cada vez mais pessoas despreparadas nas disputas, isso por que, os que levam a política a sério, não querem, nem devem se submeter as baixarias.

Uma resposta
Nem uma coisa nem outra concordo do que falam e candidatos SP. a política des de sempre foi mentirosa, promessas e não cumprem quase nada do prometido, quando aparece um que fala a verdade, a velha mídia se manifesta como militância política como desde sempre nos enganou, os que matam pelo poder e roupas os cofres públicos pelo poder, estão novamente no topo da política, como o caso do, do Celso Daniel, Eduardo Campos, Teori Zavasques e bem recente, nosso presidente BOLSONARO, e nada se elucida ( os crimes) quando vem um cidadão como Pablo Marçal e enfrenta o sistema da corrupção, choca a velha guarda retorcida e acostumados com ouvir amém da sociedade, são mudanças que tem que serem feitas de verdade no senaario político e com urgência, acabar com essa casta de políticos corruptos que vem desde que o Brasil foi descoberto e continua sendo o país do futuro, só promessas e enganação e consumindo o dinheiro público em seus próprios interesses, de 5 a 10% dos políticos teem caráter e tentam mudar as coisas no Brasil, o resto são corruptos ladrões e desavergonhados, temos um ladrão no EXECUTIVO, um ditador no JUDICIÁRIO, e dois bananas pau mandado CONGRESSO NACIONAL, que só enganam a sociedade, PACHECO e LIRA, a verdade é a seguinte, o Brasil nunca foi tão ASSALTADO como agora, por uma corja de políticos sem caráter, sem vergonha na cara e sem pudor, BRASÍLIA está novamente com a maior quadrilha do mundo no poder, somo roubados e enganados a décadas como nunca, sou um cidadão comum, trabalho des dos meus 07 anos de idade, tenho hoje 68 anos de idade, e só vi uma vez alguém que não roubou no poder e deram o jeito de tira-da presidência e torna-lo inelegível por que lutou, falou e escancarou, a sociedade brasileira, o que é a política no Brasil, BOLSONARO, fomos roubados na cara dura em 2022 como a VENEZUELA foi esse ano, O TUMOR VEIO ATONA, SÓ FALA FURAR. é o povo de saca cheio de mentiras, com regulação da mídia e a ditadura de toga que aí está, como falei tenho 68 anos e só vi um político querendo mudar o rumo da nação até hoje e foi calado ” BOLSONARO ” agora Pablo Marçal????